Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Cação Salteado e Risotto de Abóbora com Shitake

Tabela Nutricional

Na boca, a deliciosa combinação de shitake e abóbora parece uma ópera de Pavarotti: delicadamente intensa, e o saboroso queijo italiano grana padano faz toda a diferença na harmonização dos sentidos. Para finalizar em grande estilo e conferir um contraste com a robustez do risotto, temos uma leve e suculenta posta de cação salteado.

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Despeje o caldo de legumes em uma panela pequena e leve-a ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, retire os talos do shitake da seguinte maneira: posicione os cogumelos com o chapéu virado para a tábua. Com a ponta da faca, corte o talo na parte bem rente ao chapéu e, em seguida, corte-os em tiras de 1 cm de espessura e reserve. Depois, comece a preparar a marinada: Rasgue a folha de louro em quatro ou cinco partes e desfolhe o tomilho, colocando-os diretamente em um bowl ou vasilha pequena.

  2. Corte e esprema o suco do limão na mesma vasilha ou bowl das folhas e acrescente metade do azeite, do sal e da pimenta do reino e misture bem com um garfo. Depois disponha os filés de cação em um refratário médio e em seguida, despeje a marinada sobre eles, massageando-os levemente com a ponta dos dedos, para espalhar bem o tempero e reserve na geladeira.

  3. Quando o caldo estiver quase fervendo, aqueça uma panela média, em fogo médio, por cerca de 1 minuto com 1/3 da manteiga, e espere até que derreta por completo. Quando a manteiga estiver derretida, adicione a cebola e refogue-a por cerca de 2 minutos ou até ficar bem transparente e adicione o arroz, mexendo bem. Em seguida, acrescente o vinho branco.

  4. Quando o vinho secar, acrescente o purê de abóbora e, com o auxílio de uma concha, adicione 1/3 do caldo de legumes, sem parar de mexer o risotto para que não queime. Assim que esse caldo secar, acrescente metade do restante do caldo e vá cozinhando o arroz aos poucos, mexendo de vez em quando para garantir que o arroz não grude demais na panela. À medida que o segundo terço for secando, acrescente o shitake fatiado e também o restante do caldo, deixando cozinhar e mexendo como das outras vezes, até o arroz ficar al dente - aproximadamente 18 a 20 minutos. Para saber o ponto, prove alguns grãos de arroz. Eles têm que estar macios mas ainda oferecer um pouco de resistência na mordida. Esse é o ponto al dente do arroz.

  5. Enquanto o arroz está cozinhando, seque o peixe com papel toalha e leve uma frigideira média ou grande ao fogo médio e aqueça por 1 minuto. Acrescente o restante do azeite e em seguida, coloque o peixe. Grelhe o peixe por aproximadamente 8 minutos, ou até que esteja levemente dourado. Só vire-o depois do tempo para que ele não desmanche.

  6. Retire o risotto do fogo ou desligue-o, adicione o restante da manteiga e o queijo Grana Padano e mexa vigorosamente para incorporar bem. Prove o tempero e se necessário, corrija, temperando o risoto com o restante do sal e da pimenta. Tampe a panela por cerca de 2 minutos para ajudar o queijo derreter e sirva logo em seguida acompanhado do cação.

Veja também

Legumes Assados com Garam Masala e Carne ao Molho de Tomate
Linguiça Toscana com Erva Doce e Brócolis ao Tomilho
Risoto de Queijo Estepe com Linguiça Toscana