Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Cação ao Dendê com Pupunha e Farofa de Banana

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

742 kcal

Banana da terra, azeite de dendê, farinha de mandioca e pupunha são alguns nomes que ouvimos quando nos referimos a cultura alimentar nordestina. Ao olhar para os ingredientes locais pode-se perceber que há uma grande abundância de temperos e sabores ainda pouco trabalhados. A cozinha nordestina é uma verdadeira riqueza inigualável. Confira essa experiência!

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Pré aqueça o forno a 250°C. Pique a salsinha finamente. Descasque o alho e corte em cubinhos. Descasque a banana e corte em cubos de 2 cm.

  2. Corte a pupunha ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias finas (forma de meia lua). Coloque-as em uma assadeira e tempere com sal, pimenta e azeite. Asse por 15 minutos.

  3. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e refogue o alho por 20 segundos, adicione a manteiga e a banana e refogue por 1 minuto. Por fim, coloque a farinha de mandioca, a salsinha e mexa por mais 1 minuto. Tempere com sal e reserve.

  4. Escorra a água do cação, e tempere os cubos com sal e pimenta. Passe-os na farinha de trigo até empanar todos os lados. Dilua o leite em 150 ml de água, mexendo com um garfo para dissolver os grumos.

  5. Retire o excesso da farinha que ficou na frigideira. Adicione o azeite de dendê e sele o cação virando os lados de vez em quando por 3 minutos. Lembre-se de virar apenas quando estiver dourado, para o peixe não desmanchar.

  6. Adicione o leite e deixe por 1 minuto até que o molhe engrosse. Retire a pupunha do forno e coloque o restante da manteiga por cima. Sirva com a farofa e o cação ao lado.

Veja também

Frango ao Molho Maracujá com Arroz 7 Grãos
Chuleta na Mostarda com Salada Verde, Cevadinha e Ervilhas
Tortilla Espanhola com Jamón e Mix de Salada