Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 545,5g (1/2 porção) Valor energético 889kcal=3721kJ, VE-VD 0,44 Carboidratos 88g, C-VD 0,29 Proteínas 20g, P-VD 0,27 Gorduras totais 52g, GT-VD 0,95 Gorduras saturadas 8g, GS-VD 0,37 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 5g, FA-VD 0,21 Sódio 2164mg, S-VD 0,9. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

A receita elaborada pela Omeleteria Darín, nomeada de “A Dançarina e o Ladrão”, é uma homenagem ao famoso diretor e ator de cinema argentino Ricardo Darín. Nesse brunch você irá experimentar o delicioso omelete de brie e jamón ibérico, acompanhado de purê de mandioquinha, manteiga aromatizada, geleia de morango, mini croissant e waffle de parmesão.

Assine e receba receitas como esta toda semana ou Disponível no Mercado do Chef. Peça já!
Mateus Teixeira

Chef Mateus Teixeira

Omeleteria Darín

Mateus Teixeira é formado em gastronomia pelo SENAC – SÃO PAULO. Começou a estagiar na Omeleteria Darín, localizada na Vila Nova Conceição em São Paulo, aos 18 anos e em pouco tempo demonstrou enorme agilidade e paixão pela gastronomia. Além disso, desenvolveu um incrível espírito empreendedor que fez com se tornasse sócio da Omeleteria aos 20 anos.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Depois, comece pelo mise en place. Corte as mandioquinhas (com casca) em cubos pequenos e uniformes. Em seguida, coloque-as em uma panela grande e cubra com água (3 dedos acima). Leve ao fogo alto e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos ou até ficarem macias. Feito isso, corte o queijo brie em cubos pequenos e o jamón ibérico em lâminas finas, ou rasgue-o com a ponta dos dedos. Segundo o Chef, rasgando o jamón em pedaços menores garantirá seu sabor no paladar. Ao final, corte o limão ao meio, esprema o suco num recipiente e reserve-o.

  2. Em seguida, prepare a manteiga aromatizada. Coloque em um bowl 4 manteigas (40 g) na temperatura ambiente e adicione 1/3 da salsa e o alecrim. Misture bem até formar uma pomada e, se achar necessário, adicione 1 g de sal e uma leve pitada de pimenta preta em pó. Segundo a dica do chef, adicione 1/2 do suco de limão e misture bem. Depois, leve a geladeira e deixe descansar até que a manteiga fique firme novamente, cerca de 10 a 15 minutos.

  3. Coloque os croissants em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 11 a 13 minutos ou até dourar. Depois, prepare a geleia. Coloque uma panela para esquentar, adicione o açúcar com 50 ml de água. Assim que começar a ferver, adicione os morangos congelados e amasse-os com a parte de trás da espátula ou de uma colher. Misture bem até ficar levemente consistente, por cerca de 5 a 8 minutos. Coloque o restante do suco de limão e misture bem por mais 2 minutos. Desligue o fogo, transfira para uma vasilha pequena e reserve. Em seguida, na metade do tempo dos croissant, coloque os waffles na assadeira e asse por 5 minutos, ou até dourar. Desligue o forno e reserve-os.

  4. Prepare o purê de mandioquinha. Com auxílio de um garfo, amasse a mandioquinha cozida até ficar lisa e homogênea, ou use um mixer ou liquidificador, se preferir. Em seguida, coloque o fogo no mínimo e adicione 1 tablete de manteiga (10 g) e um fio de azeite (10 ml), misture até derreter a manteiga por completo. Depois, aos poucos e sempre mexendo, adicione o leite em pó diluído em 100 ml de água. Misture por mais 3 minutos ou até ficar cremoso e, por último, adicione o cream cheese com 1/3 da salsa seca. Ajuste o sabor com 2 g de sal ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  5. Quebre os ovos em um bowl. Adicione o queijo brie cortado, o presunto parma, 4 g de sal, o restante da salsa e uma pitada de pimenta preta moída. Com um fouet ou garfo de metal, bata os ingredientes rapidamente e com firmeza. A seguir, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo uma colher de café de manteiga aromatizada e um fio de azeite. Adicione a mistura e cozinhe até os ovos coagularem totalmente. Dobre entao a omelete em três (de uma ponta até o meio, e então, do meio até a ponta), como se fosse um envelope.

  6. Na hora de servir, escolha um prato do seu gosto. Coloque o purê de mandioquinha em um dos lados, o omelete do outro lado e sirva com os mini croissants, a geleia de morango e a manteiga aromatizada. E lembre-se de que um delicioso brunch é adequado para qualquer momento. Bom Apetite!

Esta receita combina com

Vinho
CANTÁGUA - CARMENÉRE

Tinto encorpado, equilibrado, coloração rubi violáceo. Aroma de especiarias e frutas negras. Complexo, recomenda-se decantar antes de servir. Enogastronomia: Fraldinha em churrasco, molhos vermelhos ácidos e carnes elaboradas com vinho tinto.

Ver mais detalhes sobre este vinho

Veja também

Truta Grelhada com Salada de Grãos, Espinafre e Tâmaras
Frango ao Molho de Aceto e Siciliano com Saladinha de Palmito
Tilápia ao Molho Funghi com Batata Doce ao Alecrim