Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Brownie do desejo com castanha de baru

Tabela Nutricional

Porção de 277,5g (1/4 porção) Valor energético 1181kcal=4939kJ, VE-VD 0,59 Carboidratos 132g, C-VD 0,44 Proteínas 11g, P-VD 0,15 Gorduras totais 75g, GT-VD 1,36 Gorduras saturadas 11g, GS-VD 0,51 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 5g, FA-VD 0,22 Sódio 811mg, S-VD 0,34. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1181kcal=4939kJ

Brownie de chocolate com castanha de baru, ingrediente considerado afrodisíaco, e acompanhado de maravilhoso ganache de chocolate. Por esse motivo a inspirada sobremesa recebeu o nome de brownie do desejo. Confira!

Assine Agora
Guga Rocha

Chef Guga Rocha

Guga Rocha, além de chef de cozinha, é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Nasceu numa família alagoana em meio as panelas de sua avó paterna, Edla Ramalho, confeiteira de mão cheia. Com experiencias em mais de 50 países, mescla a as técnicas que aprendeu com chefs renomados pelo mundo aos sabores e cultura brasileiros num estilo de cozinha único, a cozinha tropicalista.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Em seguida, separe 1 colher de sobremesa de manteiga e reserve-a. Coloque o restante da manteiga numa vasilha média com 2/3 do chocolate em gotas (cerca de 200 g) e leve ao microondas para derreter, na potência mínima, cerca de 1 a 2 minutos. Retire e misture bem com uma espátula ou fouet, até ficar uma mistura de chocolate lisa e homogênea. Se achar necessário, deixe mais 1 minuto no microondas, repetindo o mesmo processo.

  2. Em outro recipiente grande, ou bowl, coloque o ovo em pó diluído em 1/2 xícara de água (ou 150 ml), misture até dissolver bem e coloque o açúcar refinado aos poucos (sempre mexendo). Com um fouet ou espátula, misture bem até diluir todo açúcar, como se fosse uma gemada. Em seguida, adicione o chocolate com manteiga preparado no passo anterior e misture bem.

  3. Na mesma vasilha do passo anterior, adicione à mistura e sempre peneirando, a farinha de trigo, o sal e o chocolate em pó. Por último coloque o fermento em pó. Com auxílio de um fouet ou espátula e sempre mexendo, de baixo para cima, misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea.

  4. Pegue uma assadeira antiaderente (de aproximadamente 20 cm por 18 cm), e unte com a manteiga reservada. Em seguida coloque o papel manteiga suficiente para cobrir a assadeira, unte com manteiga novamente e derrame a massa do brownie sobre o mesmo. Por cima de tudo, polvilhe com 1/2 das castanhas de baru, podendo ter algumas em pedaços grandes e outras cortadas ao meio. Leve a assadeira ao forno e deixe o brownie assar por cerca de 30 a 40 minutos. Desligue o forno e reserve.

  5. Enquanto o brownie está no forno, prepare o ganache de chocolate, pois esse será um ótimo acompanhamento. Pegue uma panela pequena e adicione 2/3 do creme de leite enviado. Em seguida, coloque em fogo médio, adicione o restante das gotas de chocolate e misture bem. Continue mexendo até derreter todo o chocolate, com cuidado para não grudar no fundo da panela. Por isso, passe a espátula por todos os cantos da panela. Depois de 1 a 2 minutos, desligue o fogo e reserve.

  6. Desligue o forno e retire o brownie. Deixe-o esfriar antes de cortar para servir. Passado o tempo, corte um pedaço e sirva num prato de sua preferência, e ao lado coloque o ganache de chocolate num potinho ou faça um risco no prato de acordo com sua criatividade. Decore com o restante das castanhas de baru.

Veja também

Salada Fresh com Mussarela de Búfala ao Molho de Mostarda Escura
Filé à Parmegiana com Mussarela e Arroz Branco
Filé de Frango ao Molho de Gengibre com Purê de Cenoura e Couve