Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Bombom de alcatra ao molho bordelaise e purê de duas cores

Tabela Nutricional

Porção de 668g (1/2 porção) Valor energético 1008kcal=4218kJ, %VD 0,5 Carboidratos 52g, %VD 0,17 Proteínas 58g, %VD 0,77 Gorduras totais 64g, %VD 1,16 Gorduras saturadas 10g, %VD 0,43 Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 7g, %VD 0,27 Sódio 1047mg, %VD 0,44. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

2016kcal=8436kJ

O molho bordelaise é um clássico da culinária francesa, que homenageia a cidade de Bordeaux, em que foi criado e de onde saem grandes vinhos. Na receita, é composto de vinho tinto, especiarias, manteiga, bacon, cebola caramelizada e um toque especial de Chef. Desfrute esse clássico com o medalhão de bombom de alcatra e o purê de duas cores, um de manjericão e outro de beterraba. A harmonização fica completa com o suco da carne e o líquido do molho. Confira!

Assine Agora
Augusto Caniato

Chef Augusto Caniato

Hell’s Kitchen – 4° Temporada

Augusto Caniato é descendente de uma mistura bem brasileira: espanhóis, portugueses e italianos. Conheceu a gastronomia através de seu pai de uma maneira bem amadora, fazendo massas artesanais, onde mais tarde buscou sua especialização. Técnico em cozinha com ênfase em gastronomia e agora tecnólogo e bacharel em gastronomia, trabalhou com grandes chefs, como Hamilton Mellão no Mellão Trattoria e Erick Jacquin no Tartar and Co. É o mais novo participante da quarta temporada do programa “Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão”, no SBT, que tem como apresentadora a Chef Daniela Dahoui. Atualmente, trabalha como Chef consultor através de uma cozinha itinerante e como “personal chef”. Esteve no comando do “A tutti” uma rotisseria bairrista em que expunha sua criatividade desenvolvendo massas com cores e sabores inspirados em diversas cozinhas do mundo.

Passo a Passo

  1. Descasque a beterraba e corte em cubos de 2 cm. Faça o mesmo com as batatas, para que cozinhem de forma igual. Coloque-as em panelas diferentes, para não passar a cor da beterraba, cubra com água, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem macias. Com a ponta dos dedos, desfolhe o tomilho, o manjericão e o alecrim. Depois, corte-os finamente sem deixar misturar um com outro para não transferir o sabor. Corte a cebolinha finamente e reserve.

  2. Preaqueça o forno a 220°C. Pegue uma frigideira antiaderente e coloque em fogo baixo para esquentar. Depois, coloque 2/3 da manteiga, adicione a cebola e deixe caramelizar por aproximadamente 10 minutos, mexendo de vez em quando. É importante ressaltar que essa técnica de caramelizar a cebola é um processo lento e deve ser feito sempre em fogo baixo, pois o importante é caramelizar e não fritar a cebola.

  3. Retire o couro do bacon e corte em cubos pequenos até ficar semelhante a uma pasta. Junte o bacon à frigideira da cebola. Deixe a gordura derreter em torno de 2 a 3 minutos, sempre mexendo. Adicione o vinho e aumente o fogo para médio, até que evapore todo o álcool (cerca de 4 minutos). Para finalizar, adicione metade da pimenta do reino, 1 g de sal, o cacau em pó e 40 ml de água. Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Desligue o fogo e reserve o molho de bacon em uma vasilha.

  4. Escorra a água das batatas e da beterraba. Em um liquidificador ou mixer, bata a batata até virar um purê ou amasse com um garfo e reserve. Faça o mesmo com as beterrabas - caso utilize o liquidificador ou passe pela peneira, faça isto com a batata primeiro. Divida a batata em duas partes iguais. Volte metade para a mesma panela em que foi cozida. A outra metade coloque na panela do cozimento da beterraba, junto com a beterraba processada. Na panela do purê de batata, adicione o parmesão, metade do creme de leite, o manjericão picado, 20 ml de água e 2 g de sal. Misture até ficar homogêneo. Na panela da beterraba com a batata, adicione o restante do creme de leite,

  5. Tempere ambos os lados do bombom de alcatra com 2 g de sal e o restante da pimenta preta moída. Com auxílio de um pincel ou a parte de trás de uma colher, lambuze a carne com azeite, dos dois lados. Segundo o Chef, colocar o azeite na carne impede que o mesmo queime na frigideira. Em seguida, sele a carne de 3 a 4 minutos cada lado, ou até que fique dourada. Transfira para uma assadeira, leve ao forno e deixe 3 minutos a 220°C. Dica: se preferir a carne mais passada, deixe em torno de 5 minutos no forno.

  6. Pegue o molho reservado e coloque-o na mesma frigideira que a carne foi selada, em fogo médio, pois isso adicionará mais sabor ao molho. Adicione o tomilho e esquente por 2 minutos, ou até dar uma leve engrossada. Na hora de montar o prato, coloque os dois purês no canto do prato, de acordo com sua criatividade, o bombom de alcatra ao lado e, por cima, o molho bordelaise. Polvilhe com a cebolinha picada e bom apetite!

Veja também

Risoni de Tomate Seco e Manjericão com Contrafilé Grelhado
Steak au Poivre com Purê de Mandioquinha
Croissant Recheado de Frango com Maionese de Wasabi