Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Bolo Pão de Mel com Doce de Leite e Ganache de Chocolate

Tabela Nutricional

O pão de mel é uma daquelas coisas que a gente não explica, uma mordida e pronto: estamos de volta à infância. A combinação perfeita do doce mel com o exótico perfume das especiarias, trazem a tona o gostinho dos melhores anos da sua vida. E esta viagem só termina quando você chegar ao último pedaço. Rende aproximadamente 3 pedaços por pessoa.

Assine Agora
Eduardo Prado

Chef Eduardo Prado

Passo a Passo

  1. Comece pré-aquecendo o forno a 200ºC. Use metade da manteiga para untar uma assadeira média, no fundo e nas bordas. Depois enfarinhe com 1 colher de sopa da farinha, espalhando bem para não grudar.

  2. Agora vamos preparar a calda. Coloque todo o açúcar mascavo em uma panela pequena e acrescente uma xícara de chá de água (ou 200 ml) e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando com um fouet ou uma colher, e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Enquanto a calda está cozinhando, dissolva o leite em pó em 1/2 xícara de chá de água (ou 100 ml) e mexa com um garfo para garantir que ele seja totalmente dissolvido.

  3. Usando dois potinhos pequenos, separe as claras e as gemas dos ovos. Reserve as gemas e coloque as claras na batedeira. Bata as claras, primeiro em velocidade baixa e depois aumentando, até que fique em neve, após aproximadamente 6 a 8 minutos. Depois disso, reserve a clara em neve em outra vasilha ou bowl médio.

  4. Retire a calda do fogo e deixe-a esfriar um pouco. Depois, acrescente no bowl da batedeira a farinha, o cravo em pó, o chocolate em pó, a canela e as gemas. Dissolva o bicarbonato no leite e acrescente-o na mistura. Bata essa mistura na batedeira por 2 minutos, até misturar todos os ingredientes, então acrescente a calda e continue batendo por aproximadamente mais 5 minutos, até que a mistura fique homogênea.

  5. Coloque o mel na vasilha da batedeira e bata por mais 2 minutos em velocidade alta para misturar. Depois disso, delicadamente acrescente a clara em neve na massa, fazendo movimentos de baixo para cima. Então despeje a massa na assadeira untada e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos.

  6. Enquanto o bolo assa vamos preparar a ganache. Coloque as gotas de chocolate em uma vasilha que possa ir ao microondas. Leve-a, então, ao microondas, e derreta de 20 em 20 segundos, sempre mexendo nos intervalos. Quando o chocolate estiver bem derretido, coloque com uma vasilha maior e acrescente a manteiga e o creme de leite. Misture tudo até ficar homogêneo. Retire o bolo do forno e sirva com a ganache e o doce de leite.

Veja também

Filé de Frango com Shimeji Refogado e Salada de Agrião
Beef Wellington Vegetariano de Funghi com Legumes e Redução de Shoyu
Medalhão Suíno Assado ao Barbecue com Vagem e Tomatinho ao Alecrim