Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 255,5g (1/4 porção) Valor energético 481kcal=2010kj, %VD 24% Carboidratos 61g, %VD 20% Proteínas 22g, %VD 29,% Gorduras totais 11g, %VD 20% Gorduras saturadas 2g, %VD 7% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 5g, %VD 18% Sódio 918mg, %VD 38% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

961kcal=4021kj

Receita inspirada na cultura brasileira, originária do Rio de Janeiro. Há quase uma década, o bolinho de feijoada encanta os cariocas. A mistura inusitada é, hoje, obrigatória no cardápio dos bares do Rio de Janeiro. Confira essa receita de preparo simples, mas muito saborosa!

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Em um liquidificador, coloque o feijão preto cozido, a carne seca, o alho em flocos, uma pitada de sal e adicione 300 ml de água. Bata na potência máxima até que fique uma mistura homogênea.

  2. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o bacon por 2 minutos, até que fique dourado. Escorra somente a gordura do bacon dentro da panela onde está o feijão, deixando o bacon na frigideira. Adicione a couve fatiada na frigideira e apague o fogo. Misture rapidamente, por 30 segundos apenas, até que a couve fique levemente murcha. Coloque em um prato para parar a cocção e reserve.

  3. Acenda o fogo baixo da panela onde está a mistura do feijão. Com uma colher, vá mexendo e adicionando a farinha de mandioca aos poucos. Misture até que vire uma massa e comece a soltar do fundo da panela. Dica: se achar que não precisa usar toda a farinha, use apenas o que achar necessário.

  4. Transfira a massa para um recipiente para esfriar um pouco. Comece a fazer os bolinhos, colocando cerca de 1 colher de sopa da massa nas mãos. Abra a massa na palma da mão e recheie com um pouco da couve. Feche e enrole em formato de bolinhos.

  5. Coloque os bolinhos em uma assadeira e regue com bastante azeite. Polvilhe a farinha de rosca sobre os bolinhos e empane, balançando a assadeira. Leve ao forno e asse por 5 minutos, apenas para esquentar. Caso prefira, frite os bolinhos em óleo bem quente, mas isso fica a seu critério.

  6. Enquanto isso, faça o vinagrete. Descasque a cebola e corte em cubos. Corte o tomate em cubos pequenos. Misture esses 2 ingredientes em um recipiente, adicione azeite, tempere com sal e misture. Sirva os bolinhos com o vinagrete, a salada e coloque a pimenta a parte.

Veja também

Polpetone com Ovos e Salada de Rúcula, Pepino e Linhaça
Tomate Recheado de Tofu e Couscous Marroquino com Uva Passas
Frango com Especiarias e Couve-Flor Grelhada