Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 128g (1/8 porção) Valor energético 548kcal=2295kj (27%VD); Carboidratos 85,46 (28,%VD); Proteínas 5,15 (7%VD);Gorduras totais 21,08 (38%VD); Gorduras saturadas 0,79 (4%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1,25 (5%VD); Sódio 292,43 (12%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

513kcal=2147kJ

O biscoito de gengibre é um dos mais aromáticos do mundo. Trata-se de um biscoito no formato de um homenzinho, cuja receita é composta por uma mistura de especiarias que irão perfumar o ambiente e seu paladar. Receita simples, saborosa e muito divertida, tanto para os adultos como para as crianças. Além disso, esses biscoitos irão confeitar o natal, seja decorando a árvore, presenteando as pessoas queridas ou alegrando o ambiente. Divirta-se com essa receita lúdica e saborosa!

Assine Agora
Cheftime

Chef Cheftime

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Em um bowl grande e com auxílio de uma espátula, coloque o óleo de soja, o melado de cana e o açúcar mascavo e misture até que o açúcar dissolva completamente. Peneirando, coloque a farinha, a canela, a noz moscada, o gengibre em pó, o sal e o fermento e continue misturando bem até incorporar todos os ingredientes.

  2. Depois desse ponto, você precisará trabalhar a massa com as mãos, pois ela ficará mais consistente, semelhante a uma farofa. Aos poucos, adicione 130 ml de água e mexa a massa com as mãos, até obter uma massa uniforme e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos. Dentro do próprio bowl.

  3. Com auxílio de uma tesoura ou faca, abra as laterais do saco plástico e coloque-o sobre uma superfície lisa. Transfira a massa no meio e feche o plástico. Com auxílio de um rolo, abra a massa até ficar lisa e com 0,5 cm de espessura, mais ou menos meio dedo. Não deixe muito fina pois ela pode quebrar. Dica: se você não tiver rolo, use uma garrafa de vidro, que dá o mesmo resultado.

  4. Abra o plástico e corte a massa com o cortador de boneco. Forre a(as) assadeira(s) com o papel manteiga e coloque-os delicadamente para não quebrar, lado a lado. Junte a sobra da massa novamente e repita o mesmo processo, abrindo-as no plástico para aproveitar tudo. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que fiquem durinhos e sequinhos. Caso necessário, deixe assar mais alguns minutos, checando o forno sempre para não queimar.

  5. Em um recipiente, miture o pó de glacê com aproximadamente 100 ml de água, colocando aos poucos. Misture até a textura ficar um creme grosso e elástico, não aguado. Divida o creme na quantidade de cores que desejar, deixando 1 parte da mistura na cor branca. Depois use os corantes para tingir nas cores que preferir, use sua criatividade. Dica: você pode misturar os corantes e obter novas cores. Transfira os glacês coloridos para os sacos de confeiteiro e reserve. Dica: você pode dar um nó na ponta dos sacos para que não secar e cristalizar. Caso isso ocorra, adicione água para voltar ao ponto.

  6. Retire os biscoitos de gengibre do forno e espere esfriar. Corte uma pontinha bem fininha do saco de confeitar e desenhe sobre os biscoitos, de acordo com a sua criatividade. Deixe os biscoitos secando até que o glacê real endureça. DICA: os biscoitos natalinos podem ser guardados nos saquinhos e decorados com a fita de cetim, é uma ótima forma de presentear amigos e familiares!

Veja também

Polpetone de Peixe com Salada Verde de Tomate e Vagem
Envelopinho de Presunto Royale com Salada de Chuchu ao Molho de Gengibre
Ratatouille com Carne Moída e Champignon