Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Bife de Chorizo ao Chimichurri com polenta cremosa de açafrão e side de rúcula selvagem

Tabela Nutricional

Porção de 597g (1/2 porção) Valor energético 853kcal=3571kJ, VE-VD 0,43 Carboidratos 47g, C-VD 0,16 Proteínas 60g, P-VD 0,8 Gorduras totais 49g, GT-VD 0,89 Gorduras saturadas 7g, GS-VD 0,33 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 10g, FA-VD 0,38 Sódio 2468mg, S-VD 1,03. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

35

Calorias

853kcal=3571kJ

Uma carne tenra e de excepcional sabor, pois possui uma manta de gordura lateral que auxilia na manutenção da suculência no preparo. Uma carne tenra e de excepcional sabor, pois possui uma manta de gordura lateral que auxilia na manutenção da suculência no preparo. Confira!

Assine Agora
Paulo Pessoa

Chef Paulo Pessoa

Nova do Pedaço - Pizzas

Formado em gastronomia na UNISO – Sorocaba e com especialização em Madri, o Chef Paulo Pessoa é especializado em cozinha mediterrânea e italiana. Passou por renomados restaurantes nacionais e internacionais, como o Fasano – Fazenda Boa Vista, o DPNY Beach Hotel Ilha Bela, Grande Hotel SENAC- Campos do Jordão, Hotel ERMITA (em Terragona), Restaurante Terraza (em Barcelona), Il Café Di Roma (em Madrid) e Fasano Las Piedras Retaurante (em Punta del Leste). Atualmente, Paulo Pessoa é Chef e Proprietário da Nova do Pedaço – pizzaria que traz um conceito diferente, prático.

Passo a Passo

  1. Em fogo alto, coloque uma panela média com o caldo de legumes para esquentar com 200 ml de água. Tempere-o com um fio de azeite (cerca de 5 ml ou 1 colher de chá), açafrão em pó, 1/2 da pimenta preta moída e de 2 a 3 g de sal, de acordo com seu paladar. Deixe a panela no fogo até começar a ferver, cerca de 5 a 8 minutos. Enquanto isso, coloque o chimichurri em um recipiente pequeno, adicione 10 ml de azeite (ou 2 colheres de chá), 1/2 do vinagre de vinho branco e misture bem. Reserve.

  2. Ao levantar fervura, coloque o fogo no mínimo e adicione a polentina aos poucos, sempre mexendo com um fouet ou uma espátula de silicone. Continue mexendo até cozinhar o milho da polentina e atingir uma textura cremosa. Isso levará cerca de 8 a 10 minutos. Dica: de acordo com o Chef, se você preferir, ao final desses minutos você pode bater a polenta com um mixer ou liquidificador. Ela ficará com um aspecto mais liso e homogêneo.

  3. Para finalizar a polenta, adicione o queijo ralado, a manteiga e 15 ml do azeite (3 colheres de chá). Misture tudo mexendo a polenta com velocidade e intensidade por 1 a 2 minutos. Isso permitirá um aspecto aerado nela. Se preferir, nesse momento pode desligar o fogo e misturar rapidamente. Ao final, experimente e ajuste ajuste o sabor com 1 g de sal ou de acordo com o seu paladar. Reserve.

  4. Pegue a carne e, com a ponta da faca, faça riscos na gordura da carne no sentido diagonal e transversal, formando losangos. Em fogo alto, coloque uma frigideira antiaderente para esquentar com um fio de azeite (1 colher de chá ou 5 ml). Em seguida, tempere a carne com 2 g de sal, o restante da pimenta preta moída e do azeite. Verifique se a frigideira está bem quente, então coloque a carne com a gordura voltada para baixo e grelhe-a de 3 a 4 minutos, ou até a gordura ficar bem dourada. Vire a carne e grelhe 2 minutos cada lado (incluindo as laterais).

  5. Retire a frigideira do fogo. Sobre uma tábua, corte a carne ao meio dividindo-a em dois filés. Tempere a parte mais crua dos filés com o restante do sal. Volte a frigideira para o fogo, coloque a parte mais crua da carne voltada para baixo e deixe-a grelhar por 2 minutos. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe mais 1 minuto cada lado, ou de acordo com o seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  6. Na hora de servir, escolha um prato de sua preferência. Coloque a polenta em um canto dele e, com a parte de trás de uma colher, puxe-a para baixo, desenhando no prato. Ao lado, coloque o bife de chorizo e a saladinha de rúcula temperada com o restante do vinagre por cima. Para finalizar, coloque o molho chimichurri sobre a carne e ao redor da polenta de açafrão. Esse é um bom momento para abrir um vinho e apreciar essa receita deliciosa. Bom apetite!

Veja também

Risoto de Carne Seca, Requeijão e Agrião
Sobrecoxa de Frango ao Vinho e Champignons com Arroz
Escondidinho de Carne com Aipim e Catupiry