Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 153g (1/6 porção) Valor energético 310kcal=677kj (16%VD); Carboidratos 13,67g (5%VD); Proteínas 19,4g (26%VD);Gorduras totais 19,33g (35%VD); Gorduras saturadas 2,66g (12%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0,16g (1%VD); Sódio 690mg (29,%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

930kcal=3892kj

Uma carne tenra e de excepcional sabor, pois possui uma manta de gordura lateral que auxilia na manutenção da suculência no preparo. Acompanha uma cremosa polenta com tempero de açafrão. Confira!

Assine Agora
Paulo Pessoa

Chef Paulo Pessoa

Nova do Pedaço - Pizzas

Formado em gastronomia na UNISO – Sorocaba e com especialização em Madri, o Chef Paulo Pessoa é especializado em cozinha mediterrânea e italiana. Passou por renomados restaurantes nacionais e internacionais, como o Fasano – Fazenda Boa Vista, o DPNY Beach Hotel Ilha Bela, Grande Hotel SENAC- Campos do Jordão, Hotel ERMITA (em Terragona), Restaurante Terraza (em Barcelona), Il Café Di Roma (em Madrid) e Fasano Las Piedras Retaurante (em Punta del Leste). Atualmente, Paulo Pessoa é Chef e Proprietário da Nova do Pedaço – pizzaria que traz um conceito diferente, prático.

Passo a Passo

  1. Em fogo alto, coloque uma panela média com o caldo de legumes para esquentar e adicione 800 ml de água. Tempere-o com o açafrão em pó, 1/2 da pimenta preta moída e de 3 g de sal, ou de acordo com seu paladar. Deixe a panela no fogo até começar a ferver, cerca de 5 a 8 minutos. Enquanto isso, coloque o chimichurri em um recipiente pequeno, adicione 3/4 do azeite, 1/2 do vinagre de vinho branco e misture bem. Reserve.

  2. Ao levantar fervura, coloque o fogo no mínimo e adicione a polentina aos poucos, sempre mexendo com um fouet ou uma espátula de silicone. Continue mexendo até cozinhar o milho da polentina e atingir uma textura cremosa. Isso levará cerca de 8 a 10 minutos.

  3. Para finalizar a polenta, apague o fogo, adicione o queijo ralado e a manteiga e misture tudo com velocidade e intensidade por 1 a 2 minutos - isso permitirá um aspecto aerado nela. Ao final, experimente e ajuste o sabor, se achar necessário. Dica: de acordo com o Chef, se você preferir, pode bater a polenta com um mixer ou liquidificador. Ela ficará com um aspecto mais liso e homogêneo, mas isso fica a seu critério. Reserve a polenta na panela para manter aquecida.

  4. Pegue a carne e, com a ponta da faca, faça riscos na gordura no sentido diagonal e transversal, formando losangos. Tempere a carne com 2 g de sal e o restante da pimenta preta em pó, ou de acordo com seu paladar. Em fogo alto, coloque uma frigideira antiaderente para esquentar com o restante do azeite. Depois de bem quente, coloque a carne com a gordura voltada para baixo e grelhe-a de 3 a 4 minutos, ou até a gordura ficar bem dourada. Vire a carne e grelhe 2 minutos cada lado e mais 30 segundos nas laterais.

  5. Retire a frigideira do fogo. Sobre uma tábua, corte a carne ao meio dividindo-a em dois filés. Tempere a parte mais crua dos filés com o restante do sal. Volte a frigideira para o fogo, coloque a parte mais crua da carne voltada para baixo e deixe-a grelhar por 2 minutos. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe mais 1 minuto cada lado, ou de acordo com o seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  6. Na hora de servir, escolha um prato de sua preferência. Coloque a polenta em um canto dele e, com a parte de trás de uma colher, puxe-a para baixo, desenhando no prato. Ao lado, coloque o bife de chorizo e a saladinha de rúcula temperada com o restante do vinagre por cima. Para finalizar, coloque o molho chimichurri sobre a carne e ao redor da polenta de açafrão. Esse é um bom momento para abrir um vinho e apreciar essa receita deliciosa. Bom apetite!

Veja também

Nasu Dengaku - Berinjela Glaceada com Missô e Wakame ao Shoyu
Arroz Negro e Tomate recheado com Shimeji
Ratatouille com Creme de Ricota e Crispy de Alho-Poró