Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 836g (1/2 porção) Valor energético 934kcal=3907kJ, VE-VD 0,47 Carboidratos 76g, C-VD 0,25 Proteínas 58g, P-VD 0,78 Gorduras totais 43g, GT-VD 0,78 Gorduras saturadas 6g, GS-VD 0,27 Gorduras trans 0g, GT-VD ** Fibra alimentar 5g, FA-VD 0,2 Sódio 1710mg, S-VD 0,71. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

934kcal=3907kJ

Bife ancho, um corte especial ao estilo uruguaio, em crosta de pimenta rosa e risoto vermelho de beterraba com queijo parmesão. Uma receita diferenciada para encantar os sentidos, para aquecer aqueles dias especiais e principalmente aqueles inesquecíveis momentos a dois.

Assine Agora
Guga Rocha

Chef Guga Rocha

Guga Rocha, além de chef de cozinha, é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Nasceu numa família alagoana em meio as panelas de sua avó paterna, Edla Ramalho, confeiteira de mão cheia. Com experiencias em mais de 50 países, mescla a as técnicas que aprendeu com chefs renomados pelo mundo aos sabores e cultura brasileiros num estilo de cozinha único, a cozinha tropicalista.

Passo a Passo

  1. Coloque os cubos de beterraba numa panela e cubra-os com o caldo de legumes, 200 ml de água e 3 g de sal. Leve ao fogo alto, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos ou até ficarem levemente macios. Passado esse tempo, coloque o fogo no mínimo, destampe a panela e inicie os passos seguintes, pois o caldo de beterraba será utilizado no preparo do risoto.

  2. Em outra panela, adicione um fio de azeite (ou uma colher de chá) e coloque em fogo médio para esquentar. Logo em seguida, adicione o arroz e frite-o no azeite por 40 segundos. Depois, adicione a cebola roxa e misture bem por mais 30 segundos ou até dar uma leve murchada. Em seguida, adicione o vinho tinto, 2 g de sal e misture bem até que ele seque, por cerca de 2 a 3 minutos. Lembrando que, a partir desse momento, não se deve parar de mexer.

  3. Depois de secar o vinho, adicione uma concha do caldo de legumes do próprio cozimento da beterraba, juntamente com os cubos de beterraba. Misture bem por aproximadamente 2 minutos. Repita o mesmo processo, adicionando o caldo de beterraba (com beterraba) aos poucos e sempre mexendo até ficar macio, por cerca de 15 a 20 minutos. Para finalizar o risoto, adicione o queijo parmesão ralado e ajuste o sabor com 2 g de sal e metade da pimenta preta moída. Misture bem até derreter todo o queijo e secar o excesso de caldo. Desligue o fogo e coloque 2/3 da manteiga gelada, misturando rapidamente até o risoto ficar brilhante e cremoso. Reserve.

  4. Tempere a carne com 3 g de sal e o restante da pimenta do reino. Em seguida, aqueça uma frigideira em fogo alto com o restante do azeite e da manteiga. Depois de quente, coloque a carne e deixe grelhar de 3 a 4 minutos, ou até dourar bem cada lado. Enquanto isso, corte a pimenta rosa com o auxilio de uma faca, deixando-a bem triturada. Quando a carne estiver no ponto desejado, desligue o fogo e deixe a carne repousar alguns minutinhos na própria frigideira.

  5. Ainda na frigideira, coloque sobre os dois bifes anchos a pimenta rosa triturada, espalhando uma fina camada. Dica: se preferir, ou se seu paladar for muito sensível a pimenta, coloque a pimenta rosa triturada num potinho e sirva ao lado da carne. Assim, deixando a critério do comensal (quem vai saborear o prato) servir-se de acordo com o seu próprio gosto.

  6. Em seguida, escolha um prato de sua preferência e coloque o risoto com o bife ancho com crosta de pimenta rosa ao lado. Se preferir, utilize o restante do azeite para decorar, com o auxílio de uma colher de sobremesa, e disponha alguns grãos de pimenta rosa. Bom apetite!

Veja também

Medalhão de Alcatra ao Molho de Café com Purê de Batata
Pot Pie de Frango Cremoso com Legumes
Carne Seca com Feijão Fradinho, Couve e Vinagrete