Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 162g (1/8 porção) Valor energético 295kcal=1236kj (15%VD); Carboidratos 11.5 (4%VD); Proteínas 13.44 (18%VD);Gorduras totais 21.91 (40%VD); Gorduras saturadas 3.17 (14.%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.85 (3%VD); Sódio 442.26 (18%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1181kcal=4941kj

Batata gratin é originária da França, cidade de Dauphine. Por isso, pode ser nomeada de batata "dauphinoise". Vivencie essa iguaria gratinada com dois tipos de queijos e acompanhada com o mais sedutor de todos os cortes argentinos, o Bife Ancho. Como complemento, foi adicionado uma saladinha de rúcula.

Assine Agora
Paulo Savioli

Chef Paulo Savioli

Formado na clássica Escola Le Cordon Bleu de Miami - USA, Paulo Savioli é especializado em cozinha contemporânea e molecular. Passou por renomados restaurantes e, além disso, especializou-se em vinhos, adquirindo um certificado da CMS (The Court of Master Sommeliers). Na gastronomia, iniciou seu trabalho no restaurante Alter em Miami, cuja cozinha é voltada para a alta gastronomia contemporânea e americana. Atuou ao lado do Chef Bradley Kilgore uns dos top 10 dos Estados Unidos. Em seguida, passou pelo restaurante Brava, que figura na lista dos melhores restaurantes dos EUA. Sua cozinha é sem fronteiras ou limites, e o restaurante é procurado por pessoas do mundo inteiro.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200° C. Corte a batata (com casca) em finas rodelas de uns 3 milímetros. Coloque-a em uma panela, cubra com água 2 dedos acima de água e deixe cozinhar em fogo alto aproximadamente 15 minutos, ou até ficarem al dentes. Em outra panela, coloque em fogo médio e adicione o creme de leite, o leite em pó e 50 ml de água. Misture bem e quando começar a ferver, coloque 1/3 do queijo estepe, a noz moscada e 1 g de sal. Deixe reduzir de 3 a 4 minutos, sempre mexendo, ou até ficar uma mistura lisa e homogênea, desligue o fogo e reserve.

  2. Em um recipiente pequeno, coloque a manteiga e misture até que ela chegue em ponto de pomada, bem cremosa (ou seja, temperatura ambiente). Adicione metade da pimenta preta moída e misture bem. Abra o papel manteiga, coloque a manteiga no centro e enrole o papel, de modo que fique semelhante a um cilindro. Ajuste a manteiga, apertando as duas extremidades e torça as pontas do papel, como se fosse embalar uma bala. Leve ao congelador até endurecer.

  3. Escorra a água das batatas, a seguir passe água fria corrente até que esfrie um pouco, assim facilitará na montagem do gratin. Pegue uma assadeira pequena antiaderente e coloque uma fina camada de batata. Em seguida, polvilhe com metade do queijo meia cura, e com uma concha coloque uma fina camada do creme de leite. Siga a mesma sequência até terminar os ingredientes. Na última camada, polvilhe com o restante do queijo estepe e leve ao forno de 20 a 25 minutos, ou até dourar toda superfície.

  4. Corte o bife ancho ao meio no sentido da largura, dividindo-o em 2 filés. Tempere os dois lados com 3 g de sal e o restante da pimenta preta moída. Com um pincel culinário ou a parte de trás de uma colher de sobremesa, lambuze a carne com metade do azeite, nos 2 lados. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e, depois de quente, coloque o bife ancho e sele de 2 a 3 minutos cada lado, ou até que fiquem dourados. Transfira para uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos. DICA: se preferir o bife ancho mal passado retire em 8 minutos, se preferir ao ponto para mais, deixe no forno por mais 2 minutos.

  5. Pegue a manteiga do refrigerador e desembale do papel manteiga. Coloque-a sobre uma tábua e corte em rodelas de 1 ou 2 cm, como preferir, a seguir, salpique o sal defumado por cima de cada rodela. Reserve. Em uma vasilha pequena, tempere a saladinha de rúcula selvagem com vinagre, 1 g de sal e o restante do azeite. Reserve.

  6. Retire a batata e a carne do forno e desligue-o. Corte o gratin ao meio, e na montagem, escolha um canto do prato e coloque a batata gratin. Ao lado, disponha o bife ancho com a rodela de manteiga defumada por cima. De modo harmonioso, decore o prato com a própria saladinha de rúcula selvagem e bom apetite!

Veja também

Palitinhos de Tapioca com Coalho e Linguiça Acebolada
Espaguete de Abobrinha com Sassami de Frango na Mostarda Escura
Iscas de Tilápia com Refogado de Pimentão Amarelo