Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 207g (1/8 porção) Valor energético 320kcal=1340kj (16%VD); Carboidratos 14.26 (5%VD); Proteínas 16.69 (22%VD);Gorduras totais 15.51 (28.%VD); Gorduras saturadas 2.57 (12%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.8 (7%VD); Sódio 944.08 (39%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

40

Calorias

1280kcal=5356kj

Corte muito saboroso, suculento e macio, o Ancho tem fibras mais curtas e uma camada de gordura lateral que mantém a umidade da carne. Nesta receita, o bife vem com uma manteiga aromatizada de chimichurri, que é o mais utilizado acompanhamento de carnes na Argentina. A receita básica do molho leva azeite de oliva, salsinha e orégano, mas mantendo a base ele apresenta muitas variações. Aqui, foi envolvido em manteiga, tendo seus aromas revelados com o derretimento da mesma sobre a carne.

Assine Agora
Alessandra Marcossem

Chef Alessandra Marcossem

Cheftime

Formada inicialmente em Arquitetura e Urbanismo, Alessandra resolveu mudar de carreira durante um intercâmbio na Irlanda. Estudou culinária na Itália e voltando ao Brasil se formou pelo ICIF no sul do país. Passou por casas como Alessandro & Frederico, Entretapas do chef Jan Santos e participou de grandes eventos no Rio de Janeiro. Em São Paulo atuou no Buffet Charlô que abriu portas para o projeto Cheftime.

Passo a Passo

  1. Primeiramente, coloque a manteiga em um recipiente para que comece amolecer naturalmente. Preaqueça o forno a 200°C. Coloque as batatinhas em uma panela e cubra com 2 dedos acima de água. Deixe cozinhar em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até que elas fiquem macias, mas sem desmanchar.

  2. Descasque as cebolas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, solte as pétalas e coloque-as sobre uma tábua na sequência, conforme for retirando cada uma. Esse passo é muito importante, pois na hora de rechear, você terá que remontar a cebola, usando a sequência das pétalas. Em seguida, coloque um pedaço do queijo e do bacon (rasgando com as mãos), em cada pétala.

  3. Para remontar a cebola, é só começar pela menor pétala, colocando-a sobre a sequência da cebola. Ao final, feche as duas metades da cebola e embrulhe-a no papel alumínio. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, abra a parte superior do papel e deixe a cebola no forno por mais 5 minutos, ou até ficarem levemente douradas.

  4. Para fazer a manteiga de chimichurri, certifique-se de que ela já esteja no ponto pomada, ou seja, mole a ponto de misturar com a colher. Então adicione o cominho, o mix de ervas, o alho com a pimenta dedo-de-moça e mexa bem até formar uma pasta cremosa e homogênea. Em seguida, abra o papel manteiga e disponha horizontalmente a manteiga. Depois enrole com cuidado, formando um cilindro para que a manteiga pegue esse formato. Por fim, torça as extremidades do papel, delicadamente, como uma embalagem de bombom. Coloque no congelador para endurecer por aproximadamente 10 minutos.

  5. Tempere o bife ancho com metade do sal grosso dos 2 lados. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite em fogo bem alto e sele o ancho por 3 minutos cada lado. Coloque em uma assadeira e asse por aproximadamente 10 minutos. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe assar por 15 minutos.

  6. Passado o tempo do cozimento das batatas, escorra a água e transfira-as para uma tábua. Com as costas de uma colher, amasse-as ligeiramente, apenas dando uma leve achatada. Em seguida, coloque-as em uma assadeira (pode ser junto com o ancho), regue o restante do azeite e tempere com o restante do sal grosso. Leve ao forno e asse apenas 5 minutos, para mantê-las aquecidas. Retire o papel da manteiga e corte em rodelas. Corte a carne em fatias finas e coloque as rodelas de manteiga no topo, acompanhada da cebola recheada e das batatas ao murro ao lado.

Veja também

Frango marinado na cachaça com Arroz de Couve-Flor
Charutinho de Repolho e Carne com Coalhada
Sanduba de Cogumelo Hiratake com Creme de Ricota e Limão