Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 155g (1/8 porção) Valor energético 295kcal=1235kj (15%VD); Carboidratos 15.38 (5%VD); Proteínas 14.47 (19%VD);Gorduras totais 19.66 (36%VD); Gorduras saturadas 2.35 (11%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.58 (6%VD); Sódio 448.54 (19%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

1180kcal=4937kj

Aprecie essa receita, composta com ingredientes simples, porém muito inovadora no paladar. O bife ancho foi selado na manteiga com alecrim e alho, acompanha a cebola brulèe, farofa de erva-doce e batatas assadas com sal defumado, que ressaltou ainda mais os sabores desse delicioso prato!

Assine Agora
Ricardo Costa

Chef Ricardo Costa

Passo a Passo

  1. Aqueça o forno a 180°C. Corte as batatas (com casca) em cubos de aproximadamente 3 cm. Descasque o alho. Corte a cebola ao meio no sentido do comprimento, mantendo a casca. Corte o funcho (ou erva doce) em cubinhos pequenos de 1 cm. Corte o bacon em quadrados.

  2. Em uma assadeira média, espalhe as batatas, regue com metade do azeite, tempere com o sal defumado e misture bem com as mãos. Leve ao forno e asse por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem bem douradinhas.

  3. Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça um fio de azeite (10 ml), adicione a cebola virada com o corte para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos, até que fique brulée, ou seja, bem tostadinhas. Em seguida, coloque as cebolas em uma assadeira (ou na mesma que estão as batatas) e asse por 10 minutos.

  4. Na mesma frigideira, coloque os pedaços de bacon e deixe dourar por 3 minutos, virando de lado na metade do tempo. Quando finalizar, retire-os da frigideira e reserve em um prato. Mantenha a gordura bacon (que restou) no fundo da frigideira, para fazer a farofa.

  5. Adicione 2/3 da manteiga na frigideira em fogo médio e espere derreter. Coloque a erva doce (funcho) e refogue por 1 minuto. Coloque a farofa e misture por 2 minutos, ou até que comece a dourar. Tempere com flor de sal a gosto e reserve a farofa em um recipiente.

  6. Em uma frigideira, em fogo médio, coloque o restante do azeite, o restante da manteiga, adicione o alecrim, o tomilho, o louro, o alho e aqueça por 1 minuto. Em seguida, adicione os filés e sele por aproximadamente 5 minutos, virando o lado na metade do tempo. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe por mais 1 minuto cada lado. Com auxílio de uma colher, regue os filés de vez em quando com a manteiga. Tempere os filés com a flor de sal e a pimenta a gosto e sirva em um prato. Coloque a cebola e a farofa lado a lado, disponha a batata e coloque o bacon por cima.

Veja também

Crispy de Frango com Purê de Mandioquinha e Molho Cítrico
Cubos de Cação com Legumes Tostados e Molho Cítrico de Ervas
Bowl Salad de Frango com Creme Azedo