Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 106g (1/8 porção) Valor energético 187kcal=781kj (9%VD); Carboidratos 10.3 (3%VD); Proteínas 13.27 (18%VD);Gorduras totais 10.78 (20%VD); Gorduras saturadas 1.75 (8%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.64 (3%VD); Sódio 221.03 (9%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

746kcal=3122kj

Saboreie essa deliciosa e suculenta carne grelhada com o molho cremosíssimo de queijo ementhal, acompanhado da batata gratinada com parmesão.

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 250°C. Dissolva o leite em 400 ml de água dentro de um copo. Corte a batata em rodelas bem fininhas (0,5 cm) com a casca. Coloque-as em uma panela, acrescente a noz moscada e metade do leite dissolvido. Tempere com sal e adicione mais água, até cobrir com 2 dedos acima da batata. Cozinhe por 20 minutos com o fogo alto.

  2. Passados os 20 minutos, retire a batata da panela com uma escumadeira e transfira para uma assadeira pequena, ajeitando as lâminas até formar uma camada de aproximadamente 4 cm de altura. Então, salpique o queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno por 10 minutos, ou até que o queijo derreta e fique gratinado.

  3. Tempere a carne com sal e pimenta. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e sele o filé por 4 minutos, virando de lado na metade do tempo. Se preferir o ponto da carne mais passado, deixe mais 1 minuto cada lado.

  4. Rale o queijo ementhal na parte grossa do ralador. Para fazer o molho, em uma frigideira ou panela pequena, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo. Misture bem com um fouet ou uma colher, até que essa mistura vire um creme homogêneo. Adicione o leite dissolvido, aos poucos e continue mexendo sem parar até que o leite incorpore totalmente no creme e fique liso como um molho.

  5. Para finalizar o molho, adicione o queijo ementhal e misture até que ele derreta por completo. Se achar necessário, acrescente mais água, caso o molho não fique cremoso. Tempere com sal a gosto. Corte a carne em fatias finas. Retire a batata gratinada do forno e corte ao meio, dividindo em porções. Sirva em uma prato com a carne ao lado. Regue o molho de queijo por cima da carne.

Veja também

Frango ao Molho de Laranja com Bifum da Liberdade
Ragu de Frango com Funghi
Risoto de Aspargos e Brie com Mix de Brotos