Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 305g (1/4 porção) Valor energético 434kcal=1815kJ (22%VD); Carboidratos 31g (12%VD); Proteínas 21g (27%VD);Gorduras totais 26g (46%VD); Gorduras saturadas 3,5g (17%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2,5g (10,5%VD); Sódio 290mg (12%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

868kcal=3630kJ

A batata rosti é um prato originário da Suíça e chegou ao Brasil por meio de imigrantes, em 1818, no estado do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que na Suíça é servida em forma de panqueca, com os ingredientes incorporados, e não recheada como de costume aqui no Brasil. Mas de todas as formas, a batata rosti é uma delícia!

Assine Agora
Comfort Food

Chef Comfort Food

Passo a Passo

  1. Descasque as batatas, coloque-as em uma panela e cubra com 3 dedos acima de água. Ligue o fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. As batatas não podem ficar muito cozidas, tendo que ficarem consistentes e cruas por dentro. DICA: outra forma de fazer é utilizando o micro-ondas. Coloque a batata em um recipiente próprio para micro-ondas e leve para cozinhar em potência máxima, por 3 minutos. Depois, é só seguir os próximos passos. Corte a linguiça calabresa em cubos pequenos. Rale o queijo na parte grossa de um ralador. Desfolhe o tomilho no sentindo oposto ao das folhas.

  2. Escorra a água das batatas e passe-as em água fria corrente para esfriar. Rale-as na parte grossa de um ralador e tempere-as com sal, pimenta e o tomilho. Reserve um pouco do tomilho para decorar.

  3. Aqueça uma frigideira antiaderente com cerca de 20 ml de azeite. Espalhe metade da batata ralada no fundo e por cima distribua a calabresa e o queijo estepe. Finalize cobrindo com o restante da batata. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.

  4. Na metade do tempo, vire a batata rosti de lado. Faça isso com o auxílio de uma escumadeira ou com a ajuda de outra frigideira, passando de uma para outra. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Sirva a batata rosti com a salada e tempere as folhas com com azeite, sal e pimenta. Crocância e sabor unidos na perfeição!

Veja também

Frango Grelhado e Mix de Saladas com Vinagrete de Framboesa
Risoto de Queijo Coalho com Abóbora e Melado de Cana
Bisteca Suína com Trigo e Espinafre