Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 594,5g (1/2 porção) Valor energético 626kcal=2619kJ (31%VD); Carboidratos 63g (21%VD); Proteínas 31g (42%VD);Gorduras totais 29g (53%VD); Gorduras saturadas 5g (21%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 6g (23%VD); Sódio 1094mg (46%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

25

Calorias

626kcal=2619kJ

A batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo, preparada de inúmeras formas. De origem sueca, a Hasselback é laminada finamente e preenchida com diversos tipos de recheio. Nessa receita as fatias foram intercaladas com copa defumada, queijo prato e cobertas com um creme cítrico de limão e pimenta dedo-de-moça.

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 250°C. Faça alguns furinhos com a ponta da faca nas batatas, coloque-as em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e cozinhe por 15 minutos, de preferência com panela tampada. Dica: uma outra forma de fazer a batata mais rápido é cozinhando no microondas. Coloque a batata furada em um recipiente e leve ao microondas em potência máxima, por 5 minutos.

  2. Retire as raspas do limão e extraia o suco. Corte o queijo em finas fatias e o alho em cubinhos. Corte a cebolinha e a pimenta dedo-de-moça em finas rodelas. Pique o alecrim finamente.

  3. Em um bowl, coloque metade da cebolinha, o alecrim, o alho, metade das raspas de limão e um generoso fio de azeite. Tempere com sal e pimenta, misture bem e reserve. Escorra a água das batatas e passe-as em água corrente para que esfriem um pouco.

  4. Faça cortes na batata como se fosse fatiar, mas não chegue com a faca até o fim. Para facilitar esse processo, coloque 2 colheres de pau, uma de cada lado da batata, para que a faca não corte a batata até o final.

  5. Coloque as batatas em uma assadeira e regue-as com a mistura das ervas e alho. Coloque as fatias de queijo e copa, intercalando em cada vão da batata. Distribua as rodelas da pimenta por cima e asse por aproximadamente 10 minutos.

  6. Faça o creme azedo, misture em um recipiente o cream cheese, o suco e as raspas do limão (aos poucos para adequar ao seu paladar, caso prefira o creme menos ácido), uma pitada de sal e um fio de azeite. Coloque por cima da batata assim que sair do forno. Salpique o restante da cebolinha e sirva com a salada a parte.

Veja também

Homus de Beterraba com Mini Quibe Assado
Bracciola com Couscous Marroquino e Agrião
Mignon ao Molho Cremoso de Vinho