Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 180g (1/8 porção) Valor energético 299kcal=1251kj (15%VD); Carboidratos 10.49 (3%VD); Proteínas 15.3 (20%VD);Gorduras totais 22.3 (41%VD); Gorduras saturadas 1.85 (8%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.4 (6%VD); Sódio 1242.48 (52%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1195kcal=5000kj

O bacalhau com natas é um prato tipicamente português que ultrapassou as fronteiras e chegou ao Brasil. Super prático e apetitoso, tornou-se uma referência da culinária portuguesa no mundo. O prato tradicional é feito com natas, mas como não encontramos no brasil, o chef Victor Andrade adaptou a receita para podermos saboreá-la em casa! Aprenda como fazer este prato delicioso e faça sucesso entre amigos e familiares.

Victor Andrade

Chef Victor Andrade

Cozinheiro desde a adolescência, formou-se em gastronomia pelo Senac; chefiou cozinhas em Londres e Barcelona, antes de abrir seu restaurante em Atibaia/SP. Á decendencia da Ilha da Madeira influenciou na especialização em peixes e frutos do mar.

Passo a Passo

  1. Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas - o máximo que conseguir. Coloque-as em um bowl e cubra com 2 dedos acima de água e adicione 2 g de sal. Reserve.

  2. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a cebola por 30 segundos. Acrescente o bacalhau e refogue mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o creme de leite, tempere com 5 g de sal e a pimenta branca (ou de acordo com seu paladar) e deixe cozinhar até ferver.

  3. Para montar o bacalhau, escolha um refratário próprio para o forno. Coloque o creme de bacalhau e cubra-o com as rodelas de batatas, sobrepondo-as formando fileiras. Polvilhe o queijo parmesão por cima, cobrindo toda a superfície. Leve ao forno e asse por aproximadamente 20 minutos, ou até que o queijo fique dourado e gratinado.

  4. Em um recipiente próprio para o forno, coloque as azeitonas, o raminho de tomilho, 1 g de sal e o de azeite. Leve ao forno por aproximadamente 10 minuto, até o azeite incorporar todo o aroma do tomilho e da azeitona preta. Sirva o bacalhau em um prato e regue com o azeite aromatizado na hora de servir.

Veja também

Quinoa ao Pesto com Tofu Grelhado e Salada de Beterraba
Medalhão de Alcatra ao Molho de Café com Purê de Batata
Carne Seca com Abóbora e Confit de Tomate e Castanha de Caju