Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 204g (1/8 porção) Valor energético 353kcal=1478kj (18%VD); Carboidratos 12.48 (4%VD); Proteínas 15.33 (20%VD);Gorduras totais 27.55 (50%VD); Gorduras saturadas 2.66 (12%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.42 (6%VD); Sódio 1232.3 (51%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1412kcal=5909kj

O bacalhau com natas é um prato tipicamente português que ultrapassou as fronteiras e chegou ao Brasil. Super prático e apetitoso, tornou-se uma referência da culinária portuguesa no mundo. O prato tradicional é feito com natas, mas como não encontramos no brasil, o chef Victor Andrade adaptou a receita para podermos saboreá-la em casa! Aprenda como fazer este prato delicioso e faça sucesso entre amigos e familiares.

Assine Agora
Victor Andrade

Chef Victor Andrade

Cozinheiro desde a adolescência, formou-se em gastronomia pelo Senac; chefiou cozinhas em Londres e Barcelona, antes de abrir seu restaurante em Atibaia/SP. Á decendencia da Ilha da Madeira influenciou na especialização em peixes e frutos do mar.

Passo a Passo

  1. Corte as batatas em rodelas bem finas, retirar a casca é opcional. Coloque-as em um bowl ou vasilha, cubra com 2 dedos acima de água e adicione 2 g de sal. Reserve.

  2. Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a cebola por 30 segundos. Acrescente o bacalhau e refogue mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o creme de leite, prove e tempere com sal, pimenta branca e noz moscada, de acordo com o seu paladar. Deixe cozinhar até ferver.

  3. Para montar o bacalhau, escolha um refratário próprio para o forno. Coloque o creme de bacalhau e cubra-o com as rodelas de batatas. Polvilhe o queijo parmesão e a farinha panko por cima, cobrindo toda a superfície. Leve ao forno e asse por aproximadamente 30 minutos, ou até que o queijo fique dourado e gratinado.

  4. Enquanto isso, em um recipiente próprio para o forno, coloque as azeitonas, o tomilho, 1 g de sal e 80 ml de azeite. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até o azeite incorporar todo o aroma do tomilho e da azeitona preta. Regue com o azeite aromatizado na hora de servir.

Veja também

Mignon com Mandioca ao Molho Cremoso de Alho Poró
Bisteca ao Molho Cremoso de Tangerina com Mandioquinha
Hambúrguer de Calabresa com Coulis de Tomate Picante