Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 188g (1/8 porção) Valor energético 249kcal=1044kj (12%VD); Carboidratos 18.99 (6%VD); Proteínas 15.19 (20%VD);Gorduras totais 12.98 (24%VD); Gorduras saturadas 2.99 (14.%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.6 (6%VD); Sódio 1031.26 (43%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

998kcal=4176kj

O Chef Eduardo Rocha elaborou uma receita simples e saborosa, originária da cidade do Porto e que conquistou o paladar de pessoas do mundo inteiro. De acordo com a história desse delicioso prato, nos anos 60, o dono de um restaurante típico da cidade ganhou um renomado concurso de bacalhau. Desde então, muitos outros restaurantes adotaram a receita em seu cardápio com o nome de seu criador "Zé do Pipo", devido ao enorme sucesso. Confira!

Assine Agora
Eduardo Rocha

Chef Eduardo Rocha

Eduardo Rocha, 47 anos, formado em gastronomia no Centro Universitário São Camillo passou por restaurantes renomados em São Paulo, além disso, com conhecimentos técnicos e práticos em confeitaria e panificação. Eduardo Rocha possui conhecimentos operacionais e administrativo, principalmente quando refere-se à estabelecimentos de grande fluxo de caixa ou clientes. Atualmente está a frente como cozinheiro de produção no restaurante “Vito Gastronomia”, Vila Beatriz, SP.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200° C. Descasque as batatas e corte-as em rodelas ou pedaços grosseiros. Pique a salsa finamente e reserve. Coloque-as em uma panela média, adicione 2 sachês de sal e cubra com 3 dedos acima de água. Em seguida, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, ou até ficarem bem macias.

  2. Em uma frigideira, aqueça 1 un do azeite em fogo alto, adicione o alho, metade da cebola e refogue por 1 minuto. Adicione os pimentões (vermelho e amarelo) e misture por 2 minutos, até darem uma leve murchada. Tempere com 2 sachês de sal e reserve em um recipiente.

  3. Na mesma frigideira, aqueça 1 un do azeite em fogo alto, e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Adicione o bacalhau, o louro e continue refogando mais 2 ou 3 minutos. Ajuste o sabor com 2 sachês de sal ou de acordo com seu paladar, coloque a salsinha, misture bem e reserve.

  4. Escorra a água das batatas e, com o auxílio de um garfo ou amassador, amasse-as bem na própria panela, ainda quente para facilitar até virar um purê rústico. Dissolva o leite em pó em em 100 ml de água e coloque no purê. Em fogo médio, adicione a manteiga, misture bem, até que o purê fique homogêneo. Tempere com 4 sachês de sal, ou de acordo com o seu paladar. Desligue o fogo e reserve.

  5. Pegue um refratário pequeno e espalhe no fundo o refogado de pimentões. Retire a folha de louro e coloque o bacalhau por cima. Com uma espátula, cubra o bacalhau com todo o purê, alisando a superfície. Espalhe a maionese por cima e, por fim, polvilhe o queijo parmesão ralado. Leve ao forno de 10 a 15 minutos, ou até gratinar o queijo. Antes de servir, coloque as azeitonas pretas e regue o restante do azeite.

Veja também

Caponata Siciliana com Tilápia Grelhada
Chuleta na Mostarda com Salada Verde, Cevadinha e Ervilhas
Truta com Arroz Integral e Salada de Mix de Ervas