Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

O bacalhau é muito relevante na cozinha portuguesa, pois é frequente no seu receituário e um símbolo da identidade nacional. O consumo de peixe em Portugal está associado a motivações de ordem religiosa e o Brasil, como boa colônia que era, também adquiriu gosto por este peixe tão saboroso!

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 250ºC. Desfolhe o tomilho e reserve um raminho para decoração, se preferir. Corte as azeitonas e o tomate em rodelas finas e reserve.

  2. Descasque e corte a cebola em cubos pequenos. Retire o talo mais grosso do brócolis e descarte-o. Corte o restante em pequenos floretes.

  3. Em uma panela, ferva 1,5 de água e adicione os floretes de brócolis. Cozinhe por 3 minutos e reserve. Na mesma água, coloque os ovos e cozinhe-os por 8 minutos. Descasque-os e corte-os em rodelas, reservando a seguir.

  4. Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue 1 colher de sopa da cebola por 1 minuto. Adicione o arroz, 600 ml de água e tempere com sal. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos com a panela semiaberta.

  5. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Adicione o bacalhau e refogue por cerca de 3 minutos. Em uma assadeira, coloque o bacalhau refogado, o tomate, o brócolis e a azeitona. Tempere com sal, pimenta do reino moída e regue com azeite. Leve para assar por cerca de 15 minutos.

  6. Disponha o arroz no prato e ao lado o bacalhau português. Salpique as folhas de tomilho por cima e coloque as rodelas de ovo por cima. Regue com azeite e decore com o raminho de tomilho, caso o tenha reservado.

Veja também

Salada Yin e Yang
Almôndegas com Fettuccine ao Molho Branco
Tapioca de Abóbora com Carne Seca