Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Arroz de Tucupi e Jambu com Polaca Grelhado

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

15

Calorias

830kcal=3471kJ

Em homenagem a cidade de Belém (PA) que completa no dia 12 de janeiro 401 anos, o prato foi elaborado com alguns dos mais típicos ingredientes dessa cozinha, ou seja, uma releitura da culinária paraense. Confira o peixe de carne branca e macia, polaca, grelhado e acompanhado com arroz de jambu e caldo de tucupi. Confira essa delícia!

Assine Agora

Passo a Passo

  1. Descasque e corte o alho em cubinhos. Pique as folhas de jambu grosseiramente e corte a cebolinha em finas rodelas. Corte os tomates e a pimenta de cheiro ao meio. Dica: se preferir, tire as sementes da pimenta para diminuir o nível de ardência.

  2. Em uma panela aqueça um fio de azeite e refogue o alho por 30 segundos. Adicione o arroz e 600 ml de água, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos, com a panela semi aberta.

  3. Tempere os filés de polaca com sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite em fogo alto e sele os filés por 5 minutos, ou até que estejam dourados, vire de lado na metade do tempo. Reserve.

  4. Em uma outra panela pequena, coloque o tucupi, o jambu e a pimenta. Cozinhe em fogo médio até esquentar. Dica: se preferir coloque apenas metade da pimenta, para que não fique muito ardente. Se achar necessário, depois coloque a outra metade.

  5. Coloque a cebolinha no arroz e mexa delicadamente com uma colher. Se preferir reserve uma parte da cebolinha para finalizar na decoração do prato.

  6. Em um prato, coloque o arroz e ao lado o filé de polaca. Regue o caldo de tucupi em volta do prato e disponha os tomates por cima. Dica: não é necessário servir a pimenta, pois na receita foi cozida com o caldo apenas para dar sabor.

Veja também

Mignon Suíno em Crosta de Aveia e Batata Gratinada
Risoto de Açafrão com Frango e Aspargos
Contrafilé com Mandioquinha Cremosa e Farofa de Pinhão