Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 105g (1/8 porção) Valor energético 270kcal=1129kj (13%VD); Carboidratos 18.74 (6%VD); Proteínas 12.43 (17%VD);Gorduras totais 11.77 (21%VD); Gorduras saturadas 1.5 (7%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 0.7 (3%VD); Sódio 487.13 (20%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1079kcal=4515kj

Apesar da carne de pato ser uma iguaria muito apreciada em diversas partes do mundo, essa saborosa receita é tradicional do norte de Portugal. Por se tratar de uma carne um pouco gordurosa, essa versão apresenta um contraste com o adocicado da cebola caramelizada, já a avelã agrega crocância à textura macia do prato.

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Corte a linguiça calabresa em rodelas finas e pique a cebolinha finamente, reservando uma parte inteira para decorar o prato.

  2. Em uma panela, aqueça metade do azeite e refogue o alho por 30 segundos. Adicione o arroz, 300 ml do caldo de pato, 200 ml de água, tempere com 2/3 do sal e deixe cozinhar com a tampa semiaberta em fogo médio por 15 minutos, ou até que fique sequinho no fundo.

  3. Em uma panela pequena, misture bem a cebola, o vinho do porto, o açúcar e a manteiga e mexa ocasionalmente por cerca de 10 minutos. A cebola tem que escurecer, murchar e ficar caramelizada.

  4. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e sele a linguiça por aproximadamente 1 minuto. Então, adicione o pato desfiado e misture, deixando refogar por cerca de 30 segundos para aquecê-lo.

  5. Quando o arroz estiver pronto, acrescente ao refogado de pato e linguiça, assim como o restante do caldo de pato (100 ml) e metade da cebolinha picada. Incorpore todos esses ingredientes delicadamente, prove e, caso ache necessário, acerte o sal. Deixe a mistura descansar por 1 minuto.

  6. Transfira o arroz para um prato, espalhe a avelã por cima e disponha a cebola caramelizada no centro. Decore com o restante da cebolinha picada e a inteira que foi reservada também.

Veja também

Folhado de Frango, Barbecue e Catupiry
Chuleta Assada ao Chimichurri com Cebola Roxa e Farofa Crocante de Alho
Frango à Kiev com Mix de Salada e Tomate