Receba receitas e promoções exclusivas

Me inscrever

Arroz Carreteiro

Tabela Nutricional

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30 minutos

O arroz carreteiro nasceu da necessidade, dos mercadores ambulantes que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois, e precisavam de alimentação prática, e bastante nutritiva para repôr a energia. Para isso, cozinhavam o arroz com charque ou carne seca. Para comemorar o aniversário de Porto Alegre, elaboramos essa receita que se transformou em um ícone da culinária regional e hoje o arroz carreteiro é um produto tipicamente brasileiro e muito apreciado em todo o país. Confira!

Assine e receba receitas como esta toda semana

Passo a Passo

  1. Descasque o alho e a cebola e pique-os em cubinhos. Retire a pele da calabresa e corte em cubos de 2 cm. Corte a pimenta biquinho ao meio. Pique o coentro grosseiramente.

  2. Em uma panela pequena coloque o ovo de codorna e cubra com 3 dedos de água acima dos ovos. Cozinhe em fogo alto por 20 minutos.

  3. Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite em fogo médio e, refogue a calabresa por 1 minuto. Adicione o alho, a cebola e refogue por mais 1 minuto. Coloque a carne seca e misture bem.

  4. Adicione o arroz e 600 ml de água. Coloque a folha de louro, tempere com 1 colher de chá (rasa) de sal e cozinhe em fogo médio por 15 minutos, com a panela tampada, ou até que o arroz esteja cozido.

  5. Escorra a água dos ovos e descasque-os. A seguir corte os ovos ao meio. Tempere o arroz carreteiro com a salsinha, o coentro e misture bem.

  6. Na hora de servir, retire a folha do louro e disponha o arroz carreteiro em um prato ou recipiente e por cima coloque os ovos e a pimenta biquinho.

Veja também

Cação com Ervilha Torta ao Molho de Limão Siciliano
Risoto Negro de Pupunha com Castanha de Caju e Azeite de Açafrão
Ovos Mexidos com Aspargos Grelhado e Salada de Grão de Bico