Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 388g (1/2 porção) Valor energético 1011kcal=4246KJ, %VD 51% Carboidratos 135g, %VD 45% Proteínas 66g, %VD 88% Gorduras totais 25g, %VD 45% Gorduras saturadas 14g, %VD 64% Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 11g, %VD 44% Sódio 977mg, %VD 41% (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

20

Calorias

1011 kcal

Prato típico da Colômbia, as Arepas são encontradas em qualquer mercado ou barraquinhas gastronômicas desse país. Fazendo uma releitura desse prato, lançamos essa receita de modo abrasileirado, com ingredientes típicos da região nordeste do país, como a carne seca e o incrível sabor da manteiga de garrafa.

Assine Agora

Chef Comfort Food/ Snack

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Em uma panela, ferva 250 ml de água com leite em pó e a manteiga. Rale o queijo coalho na parte grossa de um ralador. Descasque a cebola e corte em finas rodelas. Corte a pimenta dedo de moça ao meio e retire as sementes, raspando com a ponta de uma faca, a seguir, pique em cubinhos. Pique a salsinha finamente e corte a cebolinha em finas rodelas.

  2. Em um bowl coloque a farinha de milho com 1/3 do queijo coalho e uma pitada de sal. Cuidado para não colocar muito, pois o queijo coalho já é salgado. Adicione o leite aos poucos e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve e deixe descansar por 10 minutos.

  3. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite em fogo alto e refogue a cebola por 1 minuto, dando uma leve murchada. A seguir, adicione a carne seca, a pimenta dedo de moça (ao poucos para adequar ao seu paladar), metade da salsinha e da cebolinha e refogue por mais 1 minuto. Se achar necessário, acerte o sal e reserve.

  4. Umedeça as mãos para começar a moldar a massa nas mãos. Divida a massa em 6 partes iguais. Faça formato de bolas e amasse com a palma da mão delicadamente até que fique semelhante a um pão achatado. Vale ressaltar que a espessura das arepas devem ser de aproximadamente 1,5 cm.

  5. Na mesma frigideira que fez a carne, deixe o fogo baixo e aqueça um fio de óleo. Coloque as arepas, tampe e deixe por aproximadamente 4 minutos, ou até que fiquem douradas. Vire de lado e acrescente cerca de 2 colheres (sopa) de água. Deixe dourar o outro lado por mais 3 minutos, com a panela tampada. Lembre-se que o ideal é que fiquem douradinhas.

  6. Com uma faca abra as arepas ao meio e recheie com a carne seca e o restante do queijo. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por 5 minutos, apenas para derreter o queijo. Retire do forno e salpique o restante das ervas por cima. Tempere a salada com sal e azeite a gosto e sirva ao lado das arepas.

Veja também

Torta Fillo de Abóbora, Ricota, Nozes e Mel
Cuscuz Paulista Cremoso com Palmito e Sardinha
Linguado ao Molho Vermelho e Açafrão e Legumes Salteados