Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 114g (1/8 porção) Valor energético 181kcal=756kj (9%VD); Carboidratos 9.14 (3%VD); Proteínas 9.78 (13%VD);Gorduras totais 12.87 (23%VD); Gorduras saturadas 4.2 (19%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 1.89 (8%VD); Sódio 566.03 (24%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

25

Calorias

723kcal=3026kj

O alho negro é uma iguaria ainda pouco conhecida, mas vem rapidamente ganhando espaço nas cozinhas de quem não abre mão de alimentos inovadores. O alho in natura é submetido à temperatura baixa e controlada, assim vai escurecendo, sem nenhum aditivo químico, adquirindo sabor, odor e textura diferenciada.

Assine Agora
Renato Gil

Chef Renato Gil

Churrasqueiro por natureza, se divide entre os eventos gastronômicos e sua profissao. É fundador do grupo DEMAS BBQ, que foi criado a partir dos churrascos de domingo, formado por amigos apaixonados por carne, cerveja e que vivem esse mundo de preparação de carnes e gastronomia intensamente. É peça carimbada nos Festivais de churrasco e referencia por todo o país. Dono de técnicas diferentes, ele faz a diferença na hora de assar e grelhar um bom churrasco!

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Tire as raspas do limão e corte-o ao meio. Desfolhe o orégano. Pique a pimenta biquinho. Reserve.

  2. Pique o alho negro grosseiramente. Em uma frigideira, derreta 1 un da manteiga em fogo baixo, adicione o alho negro e com ajuda de um garfo esmague-o para extrair os sabores. Misture por 1 minuto e reserve.

  3. Corte o palmito ao meio no sentido do comprimento no formato de canoas. Coloque-as em uma assadeira viradas para cima. Faça cortes nas superficiais em formato de cruz sobre cada palmito. Espalhe com uma colher a manteiga de alho negro por cima, tempere tudo com 2 sachês de sal e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem al dente.

  4. Faça o molho da carne, misturando em um bowl o orégano, o alho branco picado, 1 un do azeite, as raspas e o suco do limão (espremendo-o), a pimenta do reino preta e 1 sachê de sal. Na mesma frigideira que usou para o alho negro, em fogo médio, aqueça 1 un da manteiga em fogo alto e grelhe a carne, rapidamente, por 1 minuto de cada lado, apenas para dourar. Transfira os filés para uma assadeira, regue o molho por cima e leve para assar por aproximadamente 10 minutos.

  5. Na mesma frigideira, aqueça o restante da manteiga com o restante do azeite em fogo médio e refogue a pimenta biquinho por 1 minuto. Adicione a farinha panko e misture até dourar, por mais 3 minutos. Tempere com 2 sachês de sal e a pimenta branca a gosto.

  6. Antes de servir, corte os filés em fatias finas, ou se preferir, siva-o inteiro no prato. Disponha o palmito de um lado e a farofa de outro.

Veja também

Espetinho de Kafta Assada com Babaganush e Pão Sírio
Salada de Endívias, Cevada e Carne com Redução de Aceto
Sopa Holandesa de Ervilha