Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Alcatra ao mel de flor de laranjeira, caponata e telha de massa filo

Tabela Nutricional

Porção de 640g (1/2 porção) Valor energético 752kcal=3158KJ, %VD 0,38 Carboidratos 55g, %VD 0,18 Proteínas 45g, %VD 0,6 Gorduras totais 37g, %VD 0,67 Gorduras saturadas 16g, %VD 0,73 Gorduras trans 0g, %VD ** Fibra alimentar 6g, %VD 0,25 Sódio 1404mg, %VD 0,59. (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Médio

Tempo de Preparo

35 minutos

Calorias

752kcal=3158KJ

Esta receita foi especialmente elaborada a partir da combinação de carne vermelha e molho de laranja ao perfume de rosas. Esse, no paladar, traz nuances entre a acidez da fruta e o leve agridoce do mel de flores. Experimente!

Assine Agora
Carina Orlando

Chef Carina Orlando

Cheftime

Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Descasque a laranja e corte a casca em tiras fininhas (apenas um pedaço da casca). Extraia o suco e peneire. Retire as pétalas das rosas cuidadosamente segurando pelo cabinho. Reserve metade da manteiga para o molho e o restante derreta rapidamente, até que fique cremosa.

  2. Abra a massa em um superfície lisa e espalhe uma camada fina de manteiga em metade dela. Então, dobre ao meio e repita esse processo mais uma vez, fazendo com que a massa fique com 4 camadas. Corte em 4 partes, coloque em uma assadeira levemente untada com a manteiga e asse por aproximadamente 5 minutos, verificando sempre até que estejam crocantes e douradas. .

  3. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite em fogo alto e refogue a cenoura e a abobrinha por 2 minutos. Adicione o palmito pupunha e o aceto e refogue por mais 1 minuto. Tempere com 1 g de sal e reserve. Lembre-se de não mexer constantemente para que os legumes não desmanchem

  4. Tempere a carne com 2 g de sal. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto e sele a carne por 6 minutos, virando de lado na metade do tempo. O ponto da carne é ao ponto. Se preferir bem passada, deixe por mais 1 minuto, ou até o ponto desejado.

  5. Para fazer o molho, misture em uma panela o mel e o suco da laranja e reduza por 5 minutos em fogo alto. Então adicione a manteiga (reservada) e deixe cozinhar por mais 1 minuto, ou até que o molho engrosse. Por fim, adicione as rias da casca de laranja e acerte o sal. Apague o fogo e reserve.

  6. Em um prato, coloque 1 massa folhada assada e, por cima, os legumes. Tampe com outra massa folhada e disponha o medalhão com o molho ao lado. Decore com as pétalas das rosas.

Veja também

Maminha ao Molho de Vinho com Purê de Mandioca
Sopa de Batata e Ervas com Gorgonzola e Nozes
Aligot de Mussarela com Couve de Bruxelas Caramelizadas