Receba receitas fantásticas e dicas práticas

Me inscrever

Tabela Nutricional

Porção de 188g (1/8 porção) Valor energético 423kcal=1773kj (21%VD); Carboidratos 28.07 (9%VD); Proteínas 17.66 (24%VD);Gorduras totais 25.98 (47%VD); Gorduras saturadas 1.93 (9%VD); Gorduras trans 0g (**); Fibra alimentar 2.9 (12%VD); Sódio 457.38 (19%VD). (*) Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seus necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Nível de Dificuldade

Fácil

Tempo de Preparo

30

Calorias

1694kcal=7087kj

O aji de frango é um prato representativo da culinária peruana. Consiste em um creme apimentado feito com pimenta aji amarillo, nozes, especiarias e frango desfiado. O aji amarillo, a estrela do prato, é uma pimenta muito saborosa, aromática e com uma picância moderada. É considerada um presente que os deuses deixaram para o Peru. Para esta receita super tradicional, a chef Cristiane Mendes deu um toque de modernidade e adicionou como acompanhamento uma deliciosa farofa crocante de amendoim e batatas coradas no forno! Experimente!

Assine Agora
Cris Mendes

Chef Cris Mendes

Formada pela Anhembi Morumbi, sempre foi apaixonada por gastronomia. Dona de dons únicos, promove vários eventos em Sao Paulo e no interior.

Passo a Passo

  1. Preaqueça o forno a 200°C. Corte as batatas com a casca em cubos médios. Na assadeira que você vai assar as batatas, coloque: 40 ml de azeite, 4 un de sal e as batatas cortadas. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Enquanto isto, vamos fazer o restante da receita.

  2. Corte o pão de forma com as mãos, para facilitar. O amendoim, corte em pedaços pequenos com auxilio de uma faca (ele será usado na farofa). O coentro, pique finamente. Tempere cada filé de frango com 2 un de sal em ambos os lados.

  3. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Coloque 20 ml de azeite e sele os filés de frango por aproximadamente 3 minutos cada lado - você pode utilizar a tampa para cozinhar mais rápido, caso os filés estejam muito altos. Retire o frango da frigideira e deixe esfriar um pouco para desfiar. Coloque 500 ml de água na frigideira para soltar o fundo que ficou todo o sabor do frango. Junte ao caldo os pedaços de pão, que irão amolecer para, em seguida, bater essa mistura no liquidificador juntamente com 2/3 das nozes - caso necessário, adicione mais água. Reserve.

  4. Desfie o frango com o auxílio de 2 garfos. Aqueça 20 ml de azeite em uma panela, em fogo médio, e refogue a cebola, o alho e a pimenta amarillo. Agregue o frango desfiado o açafrão, o cominho, o restante das nozes e o coentro (reserve um pouco para a farofa). Coloque a mistura dos pães e das nozes aos poucos, para ficar consistente. Cozinhe por 3 minutos. Junte o creme de leite para ficar cremoso e para adicionar sabor e refrescância. Tempere com 2 un de sal e deixe cozinhar por 5 minutos.

  5. Enquanto cozinha o aji de frango, vamos fazer a farofa. Em uma panela, aqueça, em fogo médio, 40 ml de azeite e torre o amendoim picado com 2 un de sal. Agregue o coentro e, por último, a farinha panko. Mexa por cerca de 3 minutos ou até ficar crocante. Reserve.

  6. Retire as batatas do forno. Para montar o prato, você pode fazer uma versão individual: coloque o aji de frango na lateral do prato e os acompanhamentos ao lado. Se você preferir uma versão mais tradicional, sirva em um recipiente fundo com os acompanhamentos à parte. Decore com o mix de brotos.

Veja também

Cação ao Dendê com Pupunha e Farofa de Banana
Mignon ao Molho Defumado com Batatinhas Rústicas
Maminha Grelhada com Legumes ao Curry